SUPERTOR4

SUPERTOR4
BEM VINDO 2012

Páginas

domingo, 22 de maio de 2016

O TERNO E O RÍGIDO

O TERNO E O RÍGIDO
j.Torquato - Jardim Royal 2, Domingo - Maceió - Maio 2016.
A História de Uma geração de Mulheres que fez tão certo que tiveram seus métodos desprezados porque não podiam manipulá-las.
Se eu pudesse voltar no tempo....
Domingo, 22 de maio de 1958.....
(Bem que pode nem ter sido um domingo, mas faça-se de conta que um domingo próximo).
                Uma voz cantava ecoando pelos quintais da vizinhança, barulho de roupa molhada socada contra o cimento da lavanderia, e tome Dalva de Oliveira, Dolores Duran e até Kalú de Ângela Maria, um cheiro de sabão e roupa molhada invadia as narinas, duas barras compridas de sabão jazia no chão a espera de uso, várias bacias com  roupas molhadas aguardava a vez de ir para o varal, secar.
                Um olhar de criança que para tudo, novidade é, encantado com a voz, encantado com a figura magra, articulada e sorridente. Parado me perguntava se eu também conseguiria chorar rindo, eis que as lágrimas ainda não secara no rosto dela.
                Minha avó atrás de mim me estendia uma cocada escura, pequei e recebi a ordem de tirar a roupa domingueira que tinha vindo da igreja e colocar calção e camiseta, e junto com meu irmão ir para a mesa da cozinha e pegar os cadernos "Avante Brasil", fazer os exercícios "de casa" que as Escolas tinham passado (Explicando, nós estudávamos em duas escolas, um grupo escolar D.Pedro II, e uma Escola Particular de D. Maria José), para não ter horário de vagabundagem né? na parede ao lado da mesa de carvalho escura, estava pendurado os instrumentos de tortura,hoje tão saudosamente lembrados,instrumentos de fazer homens, instrumentos de negativar criminosos, sejam lá estavam as palmatórias,uma cabo comprido fina, e outra de cabo curto, grossa com um buraco no centro, ao lado os chicotes com tiras de couro e com pontas em nó. Não estudasse para valer, que os carinhos e os sorrisos, as cocadas, as tapiocas, os pirulitos, os piões, as brincadeiras com tijolos/trem, e as casas na árvore do quintal já eram. Além da suspensão das coisas boas tinha os castigos pela agravação dos crimes, ou seja,não fazer o dever de casa correto e ainda mentir que a professora não tinha dado a matéria.
                Eu e meu irmão tinha nos encantado com os tijolinhos de madeira que construíam castelos na escola Batista, então pegamos alguns e trouxemos para casa. Minha mãe quando descobriu nos fez dizer de quem era, como tínhamos "roubado" fez a vergonha de ir devolver "in loco" a proprietária, não somente nos fazer passar a vergonha de ir conosco saber com nosso colega de turma e nosso vizinho, o endereço de D. Terezinha, Dona e expositora dos tijolinhos que formavam os lindos castelos. O castigo? De joelhos em cima de feijões, nus, com cadeira de Carvalho nas respectivas cabeças, depois de lanhado nas costas com chicotes, e ter colocado vinagre e sal nas feridas. PÔ nunca mais nos encantamos possessivamente por nada neste mundo.
                Nota, ao sairmos do castigo,nossa avó deu-nos sopa com pão caseiro, café com leite com nata, manteiga de garrafa e mandou-nos para cama, ao passar pelo quarto de minha mãe, ouvimos o som desesperado de choro de minha mãe, choramos também.
                No Domingo,talvez a gente iria a praia do Sobral ou da avenida, dependendo das atrações e do dia, se festivo a Praia da Avenida da Paz, era a mais indicada, florida, com o cais cheio de navios emoldurando o horizonte, era a minha preferida, até que um teco teco, sobrevoando a praia, ao aterrizar raspou a cabeça de um banhista, matando-o instantaneamente,  no caos que se seguiu, minha mãe avistou meu pai conversando animadamente com uma linda loura. Foi lá, gritou, fez mágica de transformar um lindo rosto, num rosto não apreciável. Meu pai riu deu o braço a loura e se mandou sem uma palavra. Estavam separados sem aviso prévio, há mais de 4 anos, motivo das lágrimas e músicas sentimentais ao tanque aos domingos.
                Não foi um bom domingo.
                Outro Domingo eu acordei na cama de meus avós, no fundo da casa, olhando o telhado escuro de fumaça do fogão a lenha logo adiante na cozinha, estranhei porque nem mesmo acordado eu ia no quarto de meus avós. Logo o rosto assustado de minha mãe, lindo como nunca, ficou acima do meu no meu campo de visão perguntando se eu estava bem, se estava sentindo alguma coisa. Eu estava estranho, alguma coisas estava diferente em mim, havia uma leve pulsação na minha testa e atrás da cabeça, no mais eu estava bem e disse que estava bem. Logo minha avó surgiu com um chá fumaçando, obrigando a queimar a língua. Ai fiquei sábado que não era o primeiro despertar daquele domingo, eu já tinha me acordado antes, tinha ido a missa na Igreja das Graças, tinha trocado de roupa por um calção e uma camisa e fui para rua soltar "Arraia" (papagaio, em alguns lugares), andando para trás para ter visão do objeto no ar, tropecei na tampa de ferro do serviço de água e cai de costas batendo forte coma cabeça no paralepípedo da rua. Que dia mais esquisito!!!! o dia todo eu fiquei esquisito, fomos a praia do Trapiche desta feita com minhas tias que moravam na Vila dos Comerciários e minha mãe de short ridículo amarelo eu descalço na calçada do cemitério novo, estava torrando meu solado, minha mãe nem percebia o sofrimento de queima infernal, sandálias do diabo que eu estava calçando naquela calçada. Entretida com as novidades que minhas tias repassavam sobre JK e Brasília, nova cidade do Brasil, Bossa Nova e etc. Eu preferiria discutir a nossa seleção com meu irmão Val, mas o cara era vascaíno de difícil entendimento.
                O Rádio em cima do guarda roupas era um Phillips preto com visor em cima inclinado, chiava na Marink Veiga, ou na Globo onde Valdir Amaral cantava o jogo do Vasco contra o Bota Fogo de Mané Garricha, eu que daria a minha vida para estar na geral do Maracanã, vivendo a vida e vendo a coreografia do Mané, não entendia como uma pessoa podia ser Vascaíno com Santos e Botafogo brotando Pelé, Mengálvio, Coutinho, Mané Garrincha. Mesmo assim nunca fui Santos.
                Quando Carequinha cantava "O Bom Menino" e as freiras da Rádio Educadora Palmares de Alagoas, anunciava o fim do programa infantil, nós sabíamos que não haveria mais histórias do Chapeuzinho Vermelho e era hora de ir para cama mesmo sem sono. Enquanto na cozinha minha avó entretinha seus convidados com histórias de horror caseiro, meu avó tinha ido ao cine Ideal assistir algum filme legendado já que era "curto das oiças" como dizia minha avó, entenda-se como meio surdo. Na volta certamente estaria de cadeiras na calçada à porta de casa, abraçado com minha Avó D. Vina, em permanente estado de amor.Minha mãe estaria estudando a noite depois de um dia de 12 a 14 horas de trabalho em diversas ocupações e empresas. Depois que fez o concurso dos Correios e tirou em Primeiro Lugar no Brasil, ela só ficou com dois empregos em contabilidade, estudava só taquigrafia, e telegrafia, estudava História e dava aulas à noite, e não me perguntem como ela conseguia isso, basta dizer que era uma MULHER DE SUA ÉPOCA, Desquitada, esforçada, honesta, sendo discriminada pela sua condição matrimonial, até a igreja proibia de ela entrar no recinto sagrado. E Ela que nunca teve culpa por meu pai ter simplesmente sumido, chorava religiosamente, rezando como fez até há pouco tampo antes do Alzaimer se apoderar de sua vida total e irrestritamente. Nunca deixou que a ignorância de uma sociedade, afastasse ela de Deus nem sua fé foi abalada pela injustiça debochada da igreja e da sociedade puritana e patética.
                Minha rainha ainda vive, enclausurada mentalmente pela doença, ela vive pulsante em nossos corações enquanto nós vivermos, conseguiu dentro de uma sociedade tacanha, fazer homens com a justiça materna dura e terna. Que a sociedade que hoje abranda os castigos aos jovens infratores e fazem da liberalidade uma bandeira chorosa de perversão dos jovens,. se espelhem nas mulheres que criaram seus filhos para o bem, usando métodos hoje condenados, mas que mostraram sua eficácia na educação cristã verdadeira, nada é cruel vindo de uma mãe terna e rígida.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

MAIO 13 O QUE AS ESCOLAS PÚRPURAS NÃO ENSINAM


José Torquato De Barros Filho
45 minMaceió, AL
 mesmo depois de criada a Civilização e dada as Leis por Deuses e Extraterrestres, nas mentes ou em sonhos dos escolhidos para levar ordem e conhecimento no momento histórico a humanidade.
O homem sempre foi ignorantemente arrogante e estúpido.
Não é de estranhar que um determinado grupo se achasse melhor que outro.
A lei do mais forte, prevaleceu mesmo depois de criada a Civilização e dada as Leis por Deuses e Extraterrestres, nas mentes ou em sonhos dos escolhidos para levar ordem e conhecimento no momento histórico a humanidade.
Asim Hamurab, Moises, Os Notáveis Gregos e etc. assumiram seu papel professoral na Humanidade, que tendo DNA animal ainda não aprendeu que somos nós os habitantes deste planeta, Todos iguais, incluindo outros passageiros como os animais, as plantas e etc.

PORÉM O BRASIL FAZ QUESTÃO DE ESQUECER A HISTÓRIA.
DEPOIS QUE O PT ASSUMIU DESGRAÇAR A MEMÓRIA DO POVO BRASILEIRO, NOS ESQUECEMOS DE D. PEDRO I, II, PRINCESA IZABEL, E SUAS IDEIAS E ATOS. ESQUECEMOS DOS QUE TENTARAM NOS LEVAR A SER UM POVO COM PÁTRIA, LIVRE E INDEPENDENTE.
A PRINCESA IZABEL NÃO QUERIA SÓ LIBERTAR OS IRMÃOS ESCRAVOS, POR ACASO DA HIST´PORIA OS ESCRAVOS DO SÉCULO XIII, E XIV ERAM OS AFRICANOS, NEGROS E INEDUCADOS, COM UMA CULTURA PRÓPRIA, MAS QUE PERDERAM A DIGNIDADE NA ESCRAVIDÃO QUE SE INICIAVA EM SUA PRÓPRIA ÁFRICA POR GRUPOS VENCEDORES DE GUERRAS TRIBAIS, E DEPOIS ESTE GRUPO VENDIA SEUS ESCRAVOS AOS TRAFICANTES DE ESCRAVOS DA ÉPOCA.
ISSO NÃO SE CONTA
COIMO TAMBÉM ESQUECERAM DE HISTORIAR QUE A PRINCESA QUERIA UMA ESCOLA PRIMÁRIA, SECUNDÁRIA E UNIVERSITÁRIA SÓ PARA ELES, NÃO SÓ LIBERTÁ-LOS FISICAMENTE C OMO TAMBÉM MENTAL, EDUCACIONAL E CULTURALMENTE.
AI VEM OS IDIOCRÁTICOS E ELEGEM O DIA 08 DE DEZEMBRO COMO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, ORA PORRA, A CONSCIÊNCIA É BRASILEIRA, NÃO UM DIVISIONISMO IDIOTA E CRUEL, ACIRRANDO UM RACISMO INUMANO. E A LIBERTAÇÃO FÍSICA DOS NEGROS E PARDOS DA ÉPOCA, DEPOIS DE EUZÉBIO DE QUEIROZ E OUTRAS LEIS, FOI A PENA ÁUREA DE D. IZABEL DE BRAGANÇA. MAS PARA SUBLINHAR A DOENÇA O CRANCO DO BRASIL FOI OS POLÍTICOS ORA REPUBLICANOS QUE FIZERAM O APROVEITAMENTO DESTA PENA ÁUREA, FORAM OS REPUBLICANOS QUE ACOLHERAM OS DIVIDENDOS SEM PRESTAR A ATENÇÃO QUE OS NEGROS ODIAVAM O TRABALHO POR TER SIDO FORÇADO A ELE DESDE O NASCIMENTO. E NÃO TINHAM COMO SOBREVIVER DESTE MESMO TRABALHO MESMO SENDO REMUNERADO, NÃO HAVIA EDUCAÇÃO PARA ELES , SÓ PARA POUCOS REVOLUCIONÁRIOS PERNAMBUCANOS E CRIANÇAS MISTAS QUE VIRARAM ESCRITORES E POETAS.
SALVE POIS A PRINCESA IZABEL, ELA QUERIA OS ESCRAVOS REINTEGRADOS COM EDUCAÇÃO E TRABALHO. OS POLÍTICOS E NÓS PREPOTENTEMENTE ESTAMOS JULGANDO A MAIOR BENFEITORA DOS NEGROS E PARDOS DO BRASIL.
j.Torquato em maio 13 de 2016-Maceió-Al.Cid.Universitária

quarta-feira, 11 de maio de 2016

UMA MANJEDOURA, UMA TESOURA, UMA BACIA E EU

















11 DE MAIO DE 2016
DEPOIS DE 65 ANOS
j.Torquato.


amanheceu
NOITE FELIZ NA GRUTA COM ESTRELA CADENTE E TUDO
UMA MANJEDOURA, UMA TESOURA, UMA BACIA E EU
ANOITECEU
FOGOS EXPLODIAM PARA MIM,
MÚSICAS ORQUESTRAVAM EM MIM,
ANJOS VOAVAM EM TORNO DE MIM,
GRITOS ABERRANTES ME ACORDAM,
-"ZÉ DIABOS, É HORA DE IR PRO TRABÁIO NOJENTO!!!!"
SEM DENTES PARA ESCOVAR,
LAVEI O ROSTO COM ROTA ÁGUA SERTANEJA,
CALCEI AS SANDÁLIAS DESCASCADAS,
E PELO CAMINHO DE MAIO FUI,
FOI AÍ QUE ME LEMBREI DO SONHO.
PORRA HOJE É MEU ANIVERSÁRIO
MAIS LONGE DA VIDA,MAIS PERTO DO FUTURO.
E
EU QUERENDO ME LEMBRAR
QUE SOU HUMANO E USADO.
NÃO É PARA COMEMORAR NEM ALEGRIAS SENTIR
É SÓ PARA REFLETIR.
EU VIM, VIVI, CORRETO, E AGORA?
PARA ONDE EU IREI?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1172977866067964&set=a.178842948814799.39323.100000672844314&type=3&theater

terça-feira, 10 de maio de 2016

ERA DAS TREVAS QUE A BÍBLIA NÃO FALOU

ERA DAS TREVAS 0 QUE A BÍBLIA NÃO FALOU SOBRE O BRASIL VERMELHO
j.Torquato
            Um dia destes alguém me disse que este processo de impedimento não era o mesmo de outras eras. porque em eras passadas estava envolvidos sujeitos que erraram, que não eram honestos talvez, mas que eram humanos. No caso Citou Collor que se afastou antes que o processo tivesse concluído, evitando caos maior para a nação Brasileira.
            Eu me lembrei então que as coisas eram levadas tão a sério que Getúlio Vargas não ultrapassou este episódio sem uma grave depressão que o levou ao suicídio. Hoje são levianas e qualquer MARANHÃO pode bagunçar com a Nação que vira piada internacional a cada dez minutos. Nada mais tem importância nem valor. A Casa do povo está lotada de sujeitos de comportamento aberrantes e anti naturais. O que no mínimo significa que o povo não se respeita e coloca lá sua foto 3x4 a representá-lo. Como se o Brasil fosse um circo de quinta categoria, operando numa zona de baixo meretrício a que chamamos de três poderes.
            Deus, a Pátria e principalmente a célula principal de uma Nação, de uma civilização: A FAMÍLIA, está vulgarizada, desmoralizada. Junto com todas as instituições que tinham respeito e crédito popular como Bombeiros, Correios, Igrejas, Polícia, Marinha, exército e aeronáutica, dos políticos o Brasil nunca teve história de um bem de grupo. Todos nós consideramos uma espécie de "mal necessário" EU NÃO ACREDITO QUE UMA CIVILIZAÇÃO cheque ao ponto de impasse que aceite "um mal necessário". PARA MIM TEMOS DE MUDAR ESTE SISTEMA E ACABAR DE VEZ COM ESTA PROFISSÃO DE POLÍTICO.
            teríamos então o VOLUNTARIADO a serviço do povo, não remunerado e sem benesses financeiras. a Administração se daria através de voto direto sim senhor, mas a lista dos elegíveis par completamente idôneas, sem uma multa de trânsito sequer. além disso estas pessoas para se candidatar ao cargo de administrador de um estado, uma cidade e ou uma nação, teria de ter o diploma de uma escola superior de administração pública, onde o currículo englobaria a contabilidade pública, a legislação em vigor, o conhecimento da Constituinte em Vigor completo, e das constituintes dos estados e cidades em que pretendesse o cargo, além de aulas de diplomacia, línguas, geografia, ciências atuais, tecnologias etc.Só um elemento que tivesse o diploma com determinada nota poderia se candidatar a presidência da Nação. Nota este cargo é simplesmente de administrador, assim como os cargos de juízes do supremo e do legislativo, não teriam remuneração salarial, seriam eleitos por eleição direta sem indicações de um poder sobre outro. Além do que poderiam ser afastados,todos sem exceção, por determinação do povo chamado para "demitir" o funcionário voluntário em cargo eletivo que não correspondesse as expectativas populares.
TEM JEITO BRASIL, É SÓ RASGAR ESTA PORCARIA DE CONSTITUIÇÃO COMUNISTA, ABOLIR OS SISTEMAS PRESIDENCIALISTA E PARLAMENTARISTA E MONARQUISTAS E ETC. ACABAR COM TODOS CARGOS POLÍTICOS REMUNERADOS, REFAZER AS CÂMARAS, E A CONSTITUIÇÃO. PASSAR A BORRACHA NA VERGONHA NACIONAL.
            Mas sendo isso um SONHO realizável mas não implantável por causa de forças gigantescas, teremos então uma fase de BRASIL TERROR se o PT perder o poder;
            ELES JÁ COMEÇARAM, O MST, O BRAÇO ARMADO E RIQUÍSSIMO DO PT, COMANDADO DEDE AS COBERTURAS E PISCINAS DE STÉDILE E DE OUTROS SUPER RICOS DO MOVIMENTO CRIMINOSO. VEM ÁS RUAS COM A MESMA CANTINELLA:
- REFORMA AGRÁRIA, ORA PASSOU-SE 15 ANOS DE PETISMO E SÓ REFORMARAM A CONTA BANCÁRIA DE 1.300 RICOS DO MOVIMENTO CRIMINOSO SEM REGISTRO OFICIAL CHAMADO MST E CONGÊNERES.
AGORA VÃO ENTRAR EM GREVES BANCÁRIAS, RODOVIÁRIAS, ESTUDANTIS, SINDICATOS DA CUT TIPO DOS PROFESSORES, JORNALISTAS, MÉDICOS, ENFERMEIROS, POLICIAIS CIVIS, MOTORISTAS, TAXISTAS, FECHARÃO COMÉRCIOS, ESTRADAS, DEPREDARÃO A NAÇÃO E ROUBARÃO DE QUEM TRABALHOU, ASSASSINARÁ QUEM SE REBELAR, E AINDA CULPARÁ O MORTO, E SE POSSÍVEL ENTRARÁ NA JUSTIÇA VERMELHA PARA A FAMÍLIA RESSARCIR A RESISTÊNCIA DO MORTO PARA NÃO SER ROUBADO DEVIDAMENTE.
MARIAS DO OSSÁRIO E GLEISES SAIRÃO GRITANDO ADVOGANDO OS BANDIDOS DESDE A RAMPA DO PLANALTO A REDES SOCIAIS.
A ESCURIDÃO FEIA E NOJENTA APODRECERÁ A FAMÍLIA E OS BONS ODIARÃO COMO NUNCA SE REBAIXANDO AOS MAUS, E ESTARÁ IMPLANTADO O REGIME DE TERROR ANÁRQUICO TOTAL COMO O FORO DE SÃO PAULO PREVIU. DESTROÇADA A CÉLULA BRASILEIRA, O POVO ESTARÁ INERTE, FAMINTO E CANSADO, MORRENDO PELOS CORREDORES DO EX-SUS, SEM FORÇAS PARA REAGIR, FECHARÃO CADEADOS APRISIONANDO UM POVO QUE NÃO MERECEU A LIBERDADE E MUITO MENOS A DEMOCRACIA.
TIRADENTES FOI EM VÃO, HINOS CALARÃO E CORTAR-SE-Á AS ASSAS DA PRETENSA LIBERDADE, ESTA NEM SONHARÁ EM VOAR.

NUNCA MAIS.



sexta-feira, 6 de maio de 2016

NOSSA, VOSSA MÃE



j.Torquato

QUANDO DEUS MANDA ALZHEIMER,
TALVEZ QUEIRA SUAVIZAR DA VIDA, SEU FINAL,
DAS SOFRIDAS LEMBRANÇAS
DAS INGLÓRIAS VITÓRIAS, SEU BEM, SEU MAL.
COLOCOU NO CORAÇÃO O AMOR INCONDICIONAL,
COLOCOU NAS MÃOS QUOTIDIANOS INTERMINÁVEIS
VISLUMBROU EM VITRAIS, AMORES IMPOSSÍVEIS,
CANÇÕES DE DALVA, MARLENE, ÂNGELA MARIA, DOORES DURAN, SABÃO, ÁGUA E ROUPAS.
LÁGRIMAS VERTICAIS, PÕE
VOSSA, NOSSA MÃE.

O COLO DELA




O COLO DELA


j.Torquato.
E
TIRARAM MINHA MÃE DE JUNTO DE MIM
E
COLOCARAM ELA PARA TRABALHAR FORA DE CASA,
E
TRATARAM MINHA MÃE COMO PROVEDORA PRINCIPAL
E JÁ,
NÃO PODIA TOMAR MINHAS LIÇÕES DA ESCOLA,
E JÁ,
NÃO PODIA OUVIR AS RECOMENDAÇÕES DA VIDA,
E JÁ,
NÃO TÍNHAMOS O CAFUNÉ DO FIM DOS DIAS.
E JÁ,
NÃO A VIA MAIS PORQUE DORMIA QUANDO SAIA E DORMIA QUANDO CHEGAVA.
PORQUE?
MINHA MÃE ESTUDAVA A NOITE PARA CRESCER NO TRABALHO DE DIA.
MINHA MÃE JÁ NÃO ERA O ESTEIO DA MINHA VIDA.
E
A BABÁ TINHA CARTEIRA ASSINADA E HORÁRIOS.

NÃO ERA MINHA MÃE.

MAS CHEGOU O MOMENTO QUE ACEITAMOS TUDO.
MESMO SABENDO QUE NUNCA MAIS VERIA,

"UM AVENTAL TODO SUJO DE OVO"

MINHA MÃE HOJE TEM SEU PRÊMIO A TANTA DEDICAÇÃO.
TEM ALZAILMER, OLHOS VAZIOS.
MAS SUAS MÃOS CONTINUAM MACIAS.
SEU COLO AINDA É...

O COLO DE MINHA MÃE.